Tomates recheados com berinjela defumada

Na Itália a berinjela é chamada de “melanzane”.

Este prato me remete ao Mediterrâneo e  à imagem de um vinhedo durante a colheita, quando ao término de belo e duro trabalho os camponeses celebram o dia com uma refeição reconfortante feita à beira de uma fogueira, que ilumina aqueles rostos suados e com uma feliz expressão de missão cumprida.

Rendimento: 06 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
02 beringelas médias
½ cebola finamente picada
02 dentes de alho finamente picados
03 tomates
01 ramo de tomilho
Sal
Pimenta do reino
Azeite de oliva

Preparo:

Uma por vez, leve as berinjelas diretamente à chama do fogão. O objetivo é tostar a casca, pois isso dará o aroma defumado. Vá girando de maneira a tostar uniformemente. Na medida em que vai tostando a berinjela vai murchando e quando estiver bem murcha é sinal de que está cozida.

Numa tábua, corte as berinjelas ao meio no sentido longitudinal. Com uma colher retire as polpas e descarte as cascas.

Numa caçarola, disponha a cebola num fio de azeite e refogue até ficar translúcida. Acrescente o alho e deixe dourar levemente. Abaixe o fogo. Adicione a polpa berinjela e vá mexendo vigorosamente até transformar tudo numa pasta uniforme. Tempere.

Corte os tomates ao meio. Retire os miolos e os caroços. Tempere com sal e recheie com a pasta de berinjela.

Unte uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos até que a casca do tomate comece a murchar. Esse é o sinal de que está cozido.

Decore com um ramo de tomilho.

Propriedades Nutricionais:

O consumo da berinjela contribui para diminuir as taxas de colesterol e de colesterol ruim, LDL. Também exercem efeitos na redução das taxas de glicose.

O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante. O licopeno está associado à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.