Recentemente eu estava conversando um amigo sobre a importância de obter prazer a cada refeição e me relatou que não aguentava mais comer abobrinha grelhada. A nutricionista dele dava a diretriz do que comer, mas não oferecia opções de pratos.
Aliás essa é uma história recorrente. Ou seja, pessoas deixam de se alimentar bem porque esgotam rapidamente o repertório de pratos.
Cá entre nós, comer sempre a mesma coisa é bastante desestimulante, não é mesmo?
Segue aí uma forma bem bacana e diferente de degustar uma abobrinha.
Espero que gostem!
Rendimento:
serve 03 pessoas
Ingredientes:
03 abobrinhas (cerca de 750 g)
50 g de iogurte integral natural e sem açúcar
10 g de queijo canastra ralado (ou um queijo minas bem curado)
01 ovo levemente batido
01 colher de sobremesa de manteiga
10 g de pinholes (pode ser castanhas de cajú ou amêndoas)
algumas gotas de suco de limão
01 dente de alho amassado
01 pitada de zaatar (mistura de temperos típico da cozinha árabe. Dá um toque especial, mas não é indispensável. Pode substituir por gergelim torrado se for mais acessível)
Modo de preparo:
Acenda a trempe do fogão na posição de chama baixa e leve as abobrinhas (uma a uma) diretamente ao fogo. Com a ajuda de um pinça (tipo pegador de gelo) vá girando de forma a ir tostando uniformemente. Na medida em que perceber que já murchou, conclui-se que já está cozida. Queimar é um pouco é desejável, pois isso dará o aroma da defumação, mas tenha bastante cuidado para não exagerar pois pode gerar amargor.
Assim que concluir o processo, deixe esfriar um pouco. Parta as abobrinhas ao meio no sentido longitudinal e retire as polpas com uma colher. Deposite as polpas em uma peneira para escorrer o excesso de líquido.
Coloque o iogurte, o ovo e o queijo numa panela e aqueça por 03 minutos, mexendo sempre.
Derreta a manteiga numa frigideira, adicione os pinholes e cozinhe por 02 a 03 minutos. Junte o caldo de limão e reserve.
Numa tigela, misture a abobrinha e alho amassado.
Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Numa travessa de servir, espalhe a mistura da abobrinha, delicadamente misture o o preparo com iogurte, regue com um pouco de manteiga, salpique os pinholes e finalize com umas pitadas de zaatar.
A abobrinha é originária das Américas e pode ser encontrada nas cores amarelo, verde-claro e verde mais escuro. Ainda que popularmente considerada como um vegetal, botanicamente está classificada como uma fruta pertencente à família da melancia, melão, moranga e pepino (espécie Curcubita pepo).
Das propriedades da abobrinha mais marcantes vale ressaltar que ela é uma fonte rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.
Pinoli é uma especiaria originada da árvore Pinus Pinea, conhecida como Pinheiro Manso, de origem mediterrânea.
A semente que possui parentesco com o pinhão é rica em proteínas, fibras, vitaminas do Complexo B e sais minerais tais como zinco, cobre, ferro, manganês e magnésio, além de conter ômega 3, 6 e 9.
O consumo regular, em pequena quantidade, auxilia no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e a diabetes.
Iogurtes naturais integrais são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, com destaque para a B12, B6 e a riboflavina, dos minerais cálcio, magnésio e potássio. Eles são fonte de proteína. E nesse caso, como foi usada apenas 17 g por pessoa, o prato tem baixíssima quantidade de carboidratos.