Berinjela Assada

 

Ingredientes

  • 01 berinjela
  • 01 dente de alho
  • Mistura de especiarias com ervas
  • Sal e pimenta do reino
  • 01 fio de azeite

 

Preparo

  1. Pré- aqueça o forno à 220 graus
  2. Corte a berinjela ao meio no sentido longitudinal.
  3. Com a ponta da faca sulcos na polpa em forma de xadrez para que os temperos entranhe.
  4. Pique o alho e espalhe esfregando na superfície
  5. Tempere e regue com um fio de azeite
  6. Coloque uma assadeira com a casca voltada para baixo.
  7. Cubra com papel manteiga e leve para assar por cerca de 30 minutos.
  8. Retire do forno e com um colher extraia a polpa.

 

Propriedades Funcionais

AZEITE DE OLIVA – Contém ômega 3, gordura que protege a saúde do cérebro e do coração. Rico também em vitamina E, polifenóis, tocoferóis, compostos fenólicos e flavonoides, que são poderosos antioxidantes: desempenham papel vital na remoção de impurezas e desintoxicação do organismo. Auxiliam na prevenção da oxidação das células, ou seja, agem com um efeito antienvelhecimento.  Rico ainda em Vitamina A, que auxilia na saúde da pele e também possui propriedades antioxidantes.

 

BERINJELA – contém fibra solúvel, vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. A niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Enquanto os minerais, cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. Por seu teor de fibras, auxilia na redução do colesterol e reduz a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco  pode ser utilizado como diurético. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Por seu teor de fibras, ainda contribui para o bom funcionamento intestinal.

 

ALHO – possui alta concentração de fitoquímicos e compostos que agem terapeuticamente no tratamento de parasitoses, desconfortos gastrintestinais, dislipidemias e verminoses.

Possui Cálcio, Ferro, Fósforo, Selênio, Vitamina E e Vitamina C. Dentre os fitoquímicos bioativos, os de maior destaque são os compostos sulfurados. O alho ainda possui importante ação antimicrobiana, e ainda ação bactericida de um composto chamado alicina, com efeitos positivos na inibição do crescimento de várias bactérias.

PIMENTA DO REINO – esta especiaria auxilia no aumento da secreção do ácido clorídrico no estômago, o que favorece a digestão (obs.: quem tem gastrite ou úlcera não deve consumir). Uma digestão apropriada evita problemas como prisão de ventre, diarreia e cólica. A pimenta também possui ação carminativa, ou seja, promove a eliminação de gases do corpo, inibindo a formação de mais gases. A piperina, uma das substâncias principais da pimenta preta, auxilia a diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo. Também possui propriedades anti-inflamatórias. A piperina também melhora a biodisponibilidade de nutrientes como selênio, vitamina A, vitamina C e betacaroteno no organismo. A pimenta ainda está associada à produção de serotonina, neurotransmissor que exerce um importante papel na regulação do humor.

 

Bom Apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *