Pastel assado de grão de bico com recheio de cogumelos

Rendimento: 07 unidades

Ingredientes

Para a massa:

  • 01 xícara de caldo de legumes
  • 01 xícara de farinha de grão de bico
  • 02 colheres de sopa de leite de côco em pó
  • 01 colher de sopa de óleo de côco
  • 01 colheres de chá de mix de temperos Life Chef
  • Sal

Recheio

  • 100 g de cogumelos frescos (eu usei o shiitake, mas funciona bem com o outros também)
  • 01 colher de sopa de cebola picada
  • 01 dente de alho picado
  • Azeite
  • Sal e pimenta do reino

Preparo

Recheio:

  1. Corte os cogumelos e tiras.
  2. Numa frigideira, disponha um fio de azeite.
  3. Refogue a cebola e em seguida o alho.
  4. Acrescentes os cogumelos e salteie.
  5. Tempere e já está pronto!

Massa:

  1. Pré aqueça o forno em 200º C
  2. Peneire a farinha de grão de bico
  3. Numa caçarola funda coloque o caldo de legumes, o leite de côco, o sal e o mix de temperos Life Chef.
  4. Assim que ferver abaixe o fogo e acrescente a farinha de grão de bico e mexa vigorosamente até homogeneizar. Continue mexendo por cerca de 10 minutos até que massa fique lisa e solte do fundo da panela.
  5. Disponha a massa ainda quente numa bancada lisa e sove até ficar uma massa bem lisinha.
  6. Se tiver dificuldade em usar as mãos por conta da temperatura, no início use uma colher de pau.
  7. Divida a massa em sete partes e enrole em bolinhas.
  8. Abra cada uma com um rolo e corte em círculos com cerca ½ centímetro de espessura.
  9. Feche os pasteis e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Dicas:

Essa massa também pode ser usada para fazer empadinhas.

Use o recheio de sua preferência. Uma dica boa é usar aquelas sobrinhas que estão na geladeira.

 

PROPRIEDADES FUNCIONAIS:

GRÃO DE BICO

Possui uma quantidade generosa de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio e outros minerais que desempenham funções importantes no corpo. Por possuir grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. Possui uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido utilizado para produzir serotonina. Essa substância é a responsável pela ativação dos centros cerebrais que nos dão sensações de bem-estar e satisfação.

O grão-de-bico é um bom aliado na hipertrofia muscular, pois é riquíssimo em proteínas, ferro e amido. Ainda, as proteínas e fibras presentes fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta, o que contribui ainda para controlar os níveis de glicemia, bom principalmente para pessoas com diabetes do tipo 2.

As quantidades de vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes ajudam o grão-de-bico a ser um ótimo alimento para prevenir o câncer, pois estes reduzem as chances de células sofrerem mutações e desenvolverem um tumor. Esta leguminosa também é boa para os ossos, pois o cálcio, fósforo e a vitamina K presentes em sua composição ajudam a deixar a nossa estrutura óssea mais forte, evitando fraturas, contusões e doenças dos ossos, como osteoporose.

COCO

Presença de fibras vitaminas, minerais, gordura boa (triglicérides de cadeia média) e fitoquímicos, que são responsáveis pela defesa antioxidante e melhora de parâmetros inflamatórios e metabólicos.

ÓLEO DE COCO

Rico em antioxidantes e, portanto, com várias propriedades funcionais, como prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, retardo no envelhecimento, e função estimulante do sistema imunológico, sendo também indicado como coadjuvante nos processos de emagrecimento. Um estudo publicado na revista Clinical Biochemistry, em 2004, destaca que o ácido fenólico é a principal substância responsável pela ação antioxidante do óleo de coco, que promove melhora da circulação sanguínea, redução dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicérides e aumento das taxas de HDL, o chamado bom colesterol. Desta forma, também auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. De toda forma, deve ser consumido com moderação ou orientação individualizada conforme necessidades específicas.

CEBOLA

Possui importante papel no sistema imunológico, prevenindo e tratando diversas doenças. Um importante nutriente é o selênio, poderoso antioxidante, um dos componentes que fortalece o sistema imune e afasta o risco de tumores. Também é rica em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Possui também boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso e disposição. Sua casca é bastante rica em quercetina,  substância antioxidante capaz de varrer os radicais livres das células.

PIMENTA DO REINO

Esta especiaria auxilia no aumento da secreção do ácido clorídrico no estômago, o que favorece a digestão (obs.: quem tem gastrite ou úlcera não deve consumir). Uma digestão apropriada evita problemas como prisão de ventre, diarreia e cólica. A pimenta também possui ação carminativa, ou seja, promove a eliminação de gases do corpo, inibindo a formação de mais gases. A piperina, uma das substâncias principais da pimenta preta, auxilia a diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo. Também possui propriedades anti-inflamatórias. A piperina também melhora a biodisponibilidade de nutrientes como selênio, vitamina A, vitamina C e betacaroteno no organismo. A pimenta ainda está associada à produção de serotonina, neurotransmissor que exerce um importante papel na regulação do humor.

ALHO

Possui alta concentração de fitoquímicos e compostos que agem terapeuticamente no tratamento de parasitoses, desconfortos gastrintestinais, dislipidemias e verminoses.

Possui Cálcio, Ferro, Fósforo, Selênio, Vitamina E e Vitamina C. Dentre os fitoquímicos bioativos, os de maior destaque são os compostos sulfurados. O alho ainda possui importante ação antimicrobiana, e ainda ação bactericida de um composto chamado alicina, com efeitos positivos na inibição do crescimento de várias bactérias.

AZEITE DE OLIVA

Contém ômega 3, gordura que protege a saúde do cérebro e do coração. Rico também em vitamina E, polifenóis, tocoferóis, compostos fenólicos e flavonoides, que são poderosos antioxidantes: desempenham papel vital na remoção de impurezas e desintoxicação do organismo. Auxiliam na prevenção da oxidação das células, ou seja, agem com um efeito antienvelhecimento.  Rico ainda em Vitamina A, que auxilia na saúde da pele e também possui propriedades antioxidantes.

COGUMELOS

Contém grandes quantidades de selênio, um importante antioxidante para as células. Também são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como a riboflavina e ácido pantotênico, importantes para o sistema de geração de energia e sistema nervoso. Contém polifenóis, com atividade antioxidante, que contribuem também com fatores anticancerígenos. Os tipos mais conhecidos de cogumelos, atualmente, são os champignons de Paris, os Funghis Secchis, Porcini, Portobello, Shitake e Shimeji.  Possuem considerável valor protéico, chegando a 35% em 100g. De forma geral, são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, além de minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo, importantes para saúde cardiovascular, assim como saúde de ossos e dentes. Possuem baixo teor de gordura.

Bom Apetite!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *