Ingredientes
- 01 abobrinha fina
- 01 pimentão vermelho
- 01 pimentão amarelo
- 01 cebola
- Sal e pimenta do reino
- Azeite
Preparo
- Com o auxílio de um mandolim (ou usando uma boa faca) faça lâminas da abobrinha.
- Corte os pimentões em tiras extraindo as sementes a parte branca do miolo.
- Fatie a cebola em finas rodelas.
- Tempere as lâminas de abobrinha regue com um fio de azeite e grelhe rapidamente as duas faces. Reserve.
- Em azeite refogue a cebola até ficar transparente, junte os pimentões e mexa até ficarem “al dente”. Tempere.
- Recheie as lâminas de abobrinha e enrole em forma de charutos.
Propriedades Funcionais
AZEITE DE OLIVA – Contém ômega 3, gordura que protege a saúde do cérebro e do coração. Rico também em vitamina E, polifenóis, tocoferóis, compostos fenólicos e flavonoides, que são poderosos antioxidantes: desempenham papel vital na remoção de impurezas e desintoxicação do organismo. Auxiliam na prevenção da oxidação das células, ou seja, agem com um efeito antienvelhecimento. Rico ainda em Vitamina A, que auxilia na saúde da pele e também possui propriedades antioxidantes.
ABOBRINHA – Rica em vitaminas do complexo B, Vitamina C, Potássio, Magnésio e fibras, e ainda possui baixíssimo índice calórico. Rica em antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam células saudáveis, prevenindo desta forma desde resfriados até doenças como câncer, e ainda atua na prevenção do envelhecimento celular.
PIMENTÃO – possui vitamina C, vitamina A, ferro, fósforo, cálcio e fibra. Pobre em calorias, e também um antioxidante natural que ajuda a proteger as células.
Seja vermelho, verde ou amarelo, o pimentão ajuda o organismo a proteger a mucosa gástrica, auxilia na saúde ocular, saúde óssea, e ainda incrementa o sistema imunológico.
Quanto a cor, os mais comuns são:
- Pimentão verde: tem sabor mais ácido que os demais tipos do vegetal. É o tipo mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas;
- Pimentão vermelho: é mais rico em betacaroteno, que contém mais vitamina A.Também forte poder antioxidante, que combate os radicais livres.
- Pimentão Amarelo:se destaca pela maior presença de vitamina C e tem sabor levemente adocicado.
CEBOLA – possui importante papel no sistema imunológico, prevenindo e tratando diversas doenças. Um importante nutriente é o selênio, poderoso antioxidante, um dos componentes que fortalece o sistema imune e afasta o risco de tumores. Também é rica em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Possui também boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso e disposição. Sua casca é bastante rica em quercetina, substância antioxidante capaz de varrer os radicais livres das células.
PIMENTA DO REINO – esta especiaria auxilia no aumento da secreção do ácido clorídrico no estômago, o que favorece a digestão (obs.: quem tem gastrite ou úlcera não deve consumir). Uma digestão apropriada evita problemas como prisão de ventre, diarreia e cólica. A pimenta também possui ação carminativa, ou seja, promove a eliminação de gases do corpo, inibindo a formação de mais gases. A piperina, uma das substâncias principais da pimenta preta, auxilia a diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo. Também possui propriedades anti-inflamatórias. A piperina também melhora a biodisponibilidade de nutrientes como selênio, vitamina A, vitamina C e betacaroteno no organismo. A pimenta ainda está associada à produção de serotonina, neurotransmissor que exerce um importante papel na regulação do humor.
Bom Apetite!